Desfrute do seu pequeno-almoço no hotel, porque hoje será um dia cheio de surpresas. Vamos buscá-lo para ir a um dos circuitos mais emblemáticos da nossa cidade, o vale sagrado dos incas.
Uma excursão imperdível onde apreciaremos uma mistura de aldeias pitorescas, paisagens deslumbrantes, actividades com os artesãos da tecelagem e da joalharia, as principais atracções turísticas sem esquecer a experiência culinária do Peru. Tudo em um, no final faremos a ligação com uma das estações de comboio que nos levará ao distrito de Águas Calientes, onde teremos a nossa reserva de hotel e descanso.
Na nossa primeira experiência no distrito de Chinchero seremos recebidos pelos camelídeos sul-americanos. Aqui conheceremos mais sobre eles, o seu habitat, reprodução, alimentação e como nos abastecem com a sua fibra. Teremos também a oportunidade de participar de uma pequena oficina de tecelagem ditada pelos habitantes locais, conversar e admirar a habilidade com que os tecelões tecem os seus têxteis, trabalho que têm desenvolvido durante gerações.
Visitaremos o centro arqueologico importante lugar de abastecimento e troca comercial até hoje com os diferentes bairros do vale sagrado dos incas, famoso por seus terraços incas, sua área urbana, suas lojas de alimentos e suas imponente praça com portas trapezoidais fechadas com moldura dupla. Chinchero também nos mostrará como as mulheres ainda conservam suas vestimentas antigas no día-a-día.
Nossa aventura continuará de carro até o sítio arqueológico de Moray e as Salinas no distrito de Maras na província de Urubamba. Um dos cartões postais emblemáticos do Perú, com mais de 4000 salinas aninhadas e expostas em uma montanha, exploradas desde tempos remotos até hoje pelas famílias dessa pequena comunidade. Terão a oportunidade de conhecer e vivenciar o processo artesanal desse mineral, resultado de evaporações e colheitas diárias que são realizadas há gerações.
Continuando a nossa caminhada somos recebidos por um conjunto de terraços agrícolas de Moray de forma circular e retangular, construídos com habilidade e destreza pelos antigos e cuja funcionalidade não é clara até hoje. A teoria mais próxima é que aqui a produção de diferentes tipos de alimentos foi experimentada em diferentes temperaturas.
Após um breve descanso o nosso transporte nos levara ate o restaurante onde teremos o nosso almoço buffet na província maior de Cusco Urubamba.
Após, visitaremos o grupo arqueológico de Ollantaytambo a única cidade Inca viva hoje. Depois nos deslocaremos até a estação a 10 minutos do povoado do mesmo nome, onde embarcaremos no trem para o distrito de Machupicchu - Águas Calientes por aproximadamente 2 h.
Uma vez no nosso destino no distrito de Machupicchu - Aguas Calientes, iremos ao hotel para fazer o seu registo, depois encontrar-nos-emos para jantar e dar-lhe-emos toda a informação sobre o seu dia seguinte.
Distância percorrida 3 - 4 Km
Tempo de caminhada 4 h - 5 h